Início > Android, iOS, Sistemas Operativos > iOS vs Android na minha vida

iOS vs Android na minha vida

10 de Setembro de 2014 Deixe um comentário Go to comments

android_vs_iosNão, não é um post de flame a qualquer uma das plataformas nem tão pouco pretendo incendiar qualquer tipo de troca de comentários acesa, como costuma acontecer normalmente quando estes dois nomes coabitam um mesmo post.

O intuito é transcrever alguns pensamentos que tenho tido, especialmente o principal: “não será altura de dar a oportunidade a outro ecossistema? Já vou à explicação…

A minha aventura com o mundo dos smartphones já conta com uns anos, na altura um LG KS20, dotado com o Windows Mobile 5 que entretanto fiz upgrade para 6.1. Ok, algumas funções adicionais ao velhinho Nokia N80 mas nada de muito avançado.

Entretanto nasce o Android, saem os primeiros equipamentos e claro, um tinha que ser meu. Após várias pesquisas achei que o HTC Hero se adequava às minhas necessidades e txaram, o WOWWWWW geral, passei do 8 para o 80! Maravilhado com o sistema operativo e as possibilidades que tinha, algum tempo com o UI da própria HTC que até era giro mas o tempo passa, as aplicações tornam-se mais comilonas de memória e CPU, começo a investigar e toca a flashar para algumas ROMs cozinhadas na bela comunidade XDA. Foi um dos equipamentos, pelo que sei, que mais pessoas agregou em comunidade de devs, eram ROMs, eram apenas os Kernel, apenas upgrade ao radio…enfim, saía tudo e mais alguma coisa para que pudesse ter o meu Hero na “berra”. Certo que durou algum tempo (já não sei precisar com exatidão quanto).

Contudo, a bateria a começar a dar de si, super viciada, o smartphone a arrastar-se e assim aguentei cerca de um ano até que começo a pensar em mudar, já estava muito farto da lentidão, já tinham saído os Galaxy (os primeiros) com 1GB de RAM e eram wowww, entretanto outros tantos seguiram com as especificações a dobrarem o meu pequeno HTC Hero. Contudo, lado-a-lado com alguns iPhones de colegas, ainda assim estes Apple batiam a concorrência na fluidez e end-user experience.

“Vou comprar um iPhone, ponto!” – decidi eu!

Compra de um iPhone 4S que ainda hoje me satisfaz, melhor ainda suportar o iOS 8 que acabo de fazer o upgrade graças a almas caridosas que disponibilizam o ipsw.

Bem, diferença abismal, uma coisa surreal, de novo passei do 8 mas para o 800. Tendo um MacBook Pro melhor ainda, o ecossistema Apple sempre foi porreiro ao nível de integrações.

Contudo, andava a equacionar a compra o iPhone 6, estava mesmo com as expectativas elevadas até ontem. Sendo a keynote às 18h não tive a possibilidade de a ver mas assim que cheguei a casa fui ver o que de novo realmente vinha…completa desilusão. Foi aqui que comecei a pensar que afinal podia ser altura de dar oportunidade a outro sistema.

Então de acordo com as minhas necessidades compilei uma tabela que me permitirá, no fim, decidir:

Função iOS Android Notas Adicionais
Calendários Google e Exchange Ok Ok  
Contactos Google e Exchange Ok Ok  
Sinc. de fotos iPhoto ???  
Sinc. de músicas iTunes Ok ???  
Reprodução no carro (usb) Ok ??? O Nexus 4 apesenta muitas falhas nisto, a música começa engasgada e acaba por parar a reprodução.
Feeds Feedly Feedly  
GPS Ok Ok Nos Android ainda demora a sincronizar com os satélites como eram antes?
Suporte (actualizações) Pelo menos 4 anos 1, 2 anos?  
       
       
       
       

(em actualização)

Categorias:Android, iOS, Sistemas Operativos Etiquetas:, , ,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

