Início > Living > Visita à exposição “Projecto Casa”

Visita à exposição “Projecto Casa”

29 de Novembro de 2010 Deixe um comentário Go to comments

Do dia 25 a 28 de Novembro, a Exponor recebeu nas suas instalações a exposição Projecto Casa, um evento de arquitectura e design mas não só, existiam várias áreas como Sustentabilidade, Verdes, Requalificação entre mais uma ou duas que não me recordo. É claro que a maioria eram stands de arquitectura e design (de peças, de vidros, etc.).

Eram cerca das 17h de ontem, Domingo, quando chegámos à Exponor, com alguma expectativa elevada dadas as notícias que vinha lendo. Com um custo de 5 euros, posso considerar que a entrada era acessível.

Passo então a recepção e começo por ver várias individualidades a apresentar peças de decoração, sinceramente com um estilo muito retro e nada o meu género.
Prossigo sem parar até que me deparo com a Wingbox, da empresa Famasete, uma mesa interactiva onde estava um jogo simplista e que testei…desde logo não gostei, muito lag na interacção humano/touchscreen! De resto, muita fluidez na apresentação do jogo (isto depende apenas e só do hardware e drivers no Windows 7) e o próprio design da mesa simples mas bonito.

Entro então no pavilhão principal, pensava eu que iam ser mais pavilhões mas afinal não! Muita coisa para ver…ou talvez não! O meu objectivo não era propriamente arquitectura e/ou design, era sim inovações ao nível de equipamentos para casa e ainda ambientes inteligentes (que belo tiro ao lado me calhou).

A primeira abordagem foi mesmo na entrada do pavilhão, a Associação AveiroDomus, que já conhecia pelo website mas até pensei que as coisas não continuassem activas dada a desactualização do espaço na web, estive alguns minutos em conversa e até poderá ter tido um efeito produtivo no protocolo que têm com a Universidade de Aveiro…veremos.

Logo em frente uma nova empresa, a Tev2, aqui sim com coisas de meu interesse e instaladas nos expositores. Posso desde já afirmar que de todos foi a conversa mais simpática e aberta que tive em toda a exposição, com explicações técnicas detalhadas que é assim que gosto! O principal foco estava numa solução proprietária onde a programação é peanuts, um vídeo porteiro e alguns interruptores tácteis. Gostei mas o modo de programar não me convenceu, prefiro um estilo central onde num só software programamos toda a casa, pelos IDs de cada dispositivo.

De resto, inovações por si só destaco duas: interruptores tácteis em vidro e vidros com opacidade diferente mediante um interruptor (sim, leram bem) da empresa Castelhano e Ferreira.

Não levei máquina fotográfica mas o colega blogista Carlos Martins fotografou e compilou num pequeno slideshow que poderão ver já de seguida:

Anúncios
Categorias:Living
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: