Início > Mundo Empresarial > Gerar facturas de forma gratuita

Gerar facturas de forma gratuita

18 de Agosto de 2010 Deixe um comentário Go to comments

Actualmente já existem serviços na cloud para quase tudo, já não há necessidade de gastar fortunas em software “comum” para certas funções e muito menos é plausível para esta situação que vou relatar.

O meu caso é simples, certas avenças mensais e a necessidade de criar um mecanismo de gestão das mesmas, mas para não andar sempre a relembrar clientes para o pagamento (sim, é verdade, é muito comum), queria um sistema que me automatizasse estes recados e de uma forma profissional criar uma espécie de factura pró-forma, na verdade no meu caso não tem qualquer valor legal pois o que interessará ao cliente e a mim são os recibos, estes só emitidos quando o cliente paga.

Bom, como anteriormente disse, existem muitos softwares web-based e muitos do género deste MAS foi este que testei e é sobre o mesmo que vou relatar, que se chama INVOICERA.
Para experimentar aderi ao plano grátis, assim que fiz login fiquei deslumbrado! Um ambiente muito clean e intuitivo e à primeira vista com tudo o que eu desejava! Assente sob a jQuery, lidar com este software é uma delícia!

Podem consultar todas as funcionalidades no próprio website deles, contudo vou aqui destacar umas coisas:

  • Criar cliente e associar vários contactos ao mesmo (imaginem que existe um director, um gestor, etc, podem emitir factura e todos recebem-na);
  • Emitem a factura com gateways para pagamento (facultativo), no meu caso já criei uma com o Paypal associado e tudo perfeito, factura paga e recebi logo a notificação, passando automaticamente o estado da mesma para “PAGO”;
  • Podem adicionar produtos e/ou serviços à factura;
  • Gestor de projectos e tarefas, para mim não serve pois uso o Zimbra Desktop para tal;
  • Se têm avenças fixas podem criar as chamadas Recurring Invoices, todos os meses (ou consoante a lista que eles permitem como semanalmente, 2 em 2 semanas, 3 em 3 semanas, 4 em 4 semanas, mensalmente, quadrimestral, etc.), é emitida automaticamente e enviada ao cliente;
  • Podem ainda colocar na factura o vosso logótipo, se tiverem, fica giro;

Ponto negativo: as facturas são emitidas em inglês. Já os aconselhei e me voluntariei para traduzir! Apenas e só os emails que notificam o cliente de novas facturas é que vocês mesmos podem traduzir. Ah, já me esquecia, uma coisa fantástica é ao criar cliente colocar o visto para enviar dados de autenticação ao mesmo, para que este fique com acesso às facturas que vocês emitiram em nome dele, consultando assim o que está pendente (embora o sistema envie um email a notificar a falta de pagamento, de x em x tempo que vocês definem).

Sendo gratuito, com as limitações impostas, ainda assim isto é muito muito bom! Se as coisas correrem bem, e espero que sim, pondero actualizar o meu plano para um pago!

EDIT: quem copiou quem? Invoic€xpress e INVOICERA.

Bons negócios 🙂

Categorias:Mundo Empresarial Etiquetas:, ,
  1. Ainda sem comentários.
  1. 20 de Agosto de 2010 às 12:44 pm

Deixe uma Resposta

