Início > Energias Verdes > Portugal renova-se com energias verdes

Portugal renova-se com energias verdes

16 de Agosto de 2010 Deixe um comentário Go to comments

Há cinco anos atrás foi lançado um desafio a nós mesmos, reduzir a nossa dependência energética (combustíveis fósseis) e desde então que vários projectos foram realizados e muitos deles implementados no terreno. Como prioridade tínhamos a energia eólica, a par e passo com a hídrica, sem esquecer pouco tempo mais tarde da solar e das correntes marítimas.

Hoje, perto de 45% da energia que consumimos é derivada de fontes de renováveis, um aumento de mais de 17% em apenas cinco anos.

Este ano a energia eólica foi considerada potencialmente concorrente aos combustíveis fósseis pela Agência Internacional de Energia, em Paris. Portugal ainda espera ser o inaugurador nº 1 e percursor de estações de carregamento de veículos eléctricos, já em 2011.

A falha da BP no Golfo do México relembrou novas questões sobre os riscos e e os custos avultados para a América na dependência dos combustíveis fósseis. O presidente Obama aproveitou a oportunidade para promover um discurso de que para 2025 a América esteja a consumir entre 20 a 25% de energia renovável.

Apesar da experiência cá em Portugal mostrar de que é possível uma rápida transição, o preço disto mesmo também se reflecte na nossa economia e há muito que o povo Português paga duas vezes mais pela electricidade em relação ao povo Americano. Nos últimos cinco anos o preço aumentou cerca de 15%, em parte pelo programa de Energias Renováveis, disse a Agência de Energia.
Com efeito, as reclamações sobre os aumentos do preço fizeram-se sentir, especialmente nos pensionistas…e se em 2005 Sócrates ganhou de forma esmagadora, o ano passado só ganhou devido ao fraco líder da oposição.

Resto do artigo em New York Times, vale bem a pena a sua leitura!

Anúncios
  1. 22 de Agosto de 2010 às 12:42 pm

    As energias Renovaveis são essenciais no crescimento sustentável e economicamente viável de um País. É nosso dever apoiar estas acções – http://www.portal-energia.com

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: